Elza Lima Fotógrafa desde 1984, dirigindo o olhar ao homem ribeirinho do Baixo Amazonas.

Participou do projeto Fotoativa / Cidade Velha, de documentação do núcleo histórico da Cidade de Belém, no ano de 1985.

Em 1987 atuou no Projeto Ação Cultural e Pedagógica, em escola de 1º grau na periferia da cidade, realizado pelo MEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura/SEMEC, com a finalidade de interação escola-comunidade, cabendo ao Centro de Recursos Audiovisuais da Amazônia/ CRAVA, ao qual estava vinculada, a implantação do projeto na área visual.

Em 1997 participou da publicação Brasil Bom de Bola, que documentou as “peladas” em várias regiões brasileiras com 11 fotógrafos e escritores, como Manuel de Barros, Patativa do Assaré, dentre outros.

Em 1999 documentou, juntamente a Ed Viggianii, Antonio Augusto Fontes, Celso Oliveira e Tiago Santana, as fronteiras do Brasil, trabalho que resultou em publicação homônima.

Ganhou, em 1996, a bolsa Marc Ferrez (FUNARTE) com o tema “Rota d´água”, viagem pelo Rio Trombetas, registrando os quilombos da região.

Ganhou, em 1999, a bolsa Vitae, com “Viagem ao Cuminá“, refazendo 100 anos depois, a viagem da cartógrafa Otille Coudreau, primeira mulher a fotografar a Amazônia.

Bolsista do Kunstmuseum Des Kantons Thurgau, na Suíça, de abril a novembro de 1995.

Ganhou, em 2003, a Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP), com a pesquisa “Viagem às Amazonas”, documentando as mulheres que hoje desempenham a função de arrimo de família no rio Nhamundá, local provável do achamento das Amazonas por Francisco Orellana.

As obras da fotógrafa compõem, atualmente, o acervo dos seguintes espaços: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), Museu de Arte de Des Kantons Thurgau, na Suíça, Centro Português de Fotografia (Porto), Museu da Fotografia de Curitiba, entre outros.

Elza Lima
elza@nautilus.com.br
tel 55 91 3219 1217 / 9984 2034

.

Página Inicial