O Cultura Pará criou a Agenda da Semana com o objetivo de publicar neste espaço as manifestações artísticas de nossa região seguindo a mesma linha de trabalho proposta pelo site. Festas, eventos em bares e outras locações em que a arte não seja objetDENTRO DA LUAo prioritário, não serão contemplados. Os interessados deverão enviar a programação, acompanhada de release e uma imagem representativa, até segunda-feira (às 19h) de cada semana. Esta agenda tem o apoio da Sol Informática.

DESTAQUE •
DESTAQUE DESTAQUE

— PRÊMIO IAP DE ARTES LITERÁRIAS 2014 —

Prêmio IAP de Artes Literárias 2014 recebe inscrições

O Instituto de Artes do Pará está com as inscrições abertas ao Prêmio IAP de Literatura, que este ano chega a sua 13ª edição. Serão prestigiadas 8 categorias, com até 2 livros premiados por categoria.

Os gêneros e composições literárias recebem nomes de importantes escritores paraenses, homenageados em forma de prêmio; são eles:

  • Prêmio Nazareno Tourinho para “dramaturgia”;
  • Prêmio Maria Lúcia Medeiros para “conto”;
  • Prêmio Haroldo Maranhão para “romance”;
  • Prêmio Vicente Salles para “ensaio”;
  • Prêmio Max Martins para “poesia”;
  • Prêmio Heliana Barriga para “literatura infantil”;
  • Prêmio Euclides “Chembra” Bandeira para “livro – reportagem”;
  • Prêmio José de Campos Ribeiro para “memorialística”.

No período das inscrições as obras devem ser apresentadas em 2 vias originais, encadernadas, com texto em língua portuguesa e legível, não contendo emendas, rasuras, ressalvas e com todas as páginas numeradas. Além das cópias, devem ser apresentadas também uma cópia da obra gravada em CD ou DVD e a ficha de inscrição disponibilizada no edital. As inscrições serão feitas na sede do IAP.

Os escritores selecionados terão seus livros publicados com a tiragem de 500 exemplares, cada. O lançamento do livro será realizado na sede do IAP em data a ser divulgada posteriormente.

Edital e mais informações:
http://www.iap.pa.gov.br/editais/1106-edital-premio-iap-de-artes-literarias-2014
http://iap.pa.gov.br/noticias/83-destaques/1115-premio-iap-de-artes-literarias-2014-esta-aberto

IAP - Instituto de Artes do Pará          
Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré (ao lado da Basílica)
Incrições podem ser feitas de segunda a sexta, de 9h as 17h
até 16 de maio . Informações: 91 4006-2900.
www.iap.pa.gov.br | facebook.com/institutodeartesdopara?ref=ts&fref=ts


— BOLSISTAS IAP 2014 —

IAP Divulga Resultado de Bolsas 2014

Bolsistas contemplados no edital 2014 do Instituto de Artes do Pará receberão 18 mil reais ao longo de 7 (sete) meses para desenvolver seus projetos. No total, foram 255 inscrições para as 30 bolsas disponíveis. Entre as áreas de abrangência selecionadas estão fotografia, instalação, audiovisual, música, teatro, dança, poesia, curadoria e design. Além de Belém, estão ainda artistas de Castanhal, Bragança, Santarém, Ananindeua e Marabá.

Pelo 13º ano, o Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta os bolsistas que receberão incentivo financeiro para suas pesquisas e produções artísticas no estado. Em 2014, o Edital de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do IAP trouxe duas novidades: o aumento no valor das bolsas – que subiu de 15 para 18 mil reais – e a inclusão das categorias de moda, gastronomia e design; cabendo à esta última premiar três (3) artistas.

Entre os 30 projetos selecionados estão novos e conhecidos artistas, como Keyla Sobral, Alberto Bitar, Danilo Bracchi, Pedro Vianna, Paula Sampaio e Waldete Brito, entre outros. A área das artes visuais foi a mais procurada com 113 inscrições e destes, 15 projetos foram contemplados. Segundo a gerente de artes plásticas e audiovisuais do IAP, Maria Christina, os projetos selecionados foram bem construídos, apontando para resultados muito bem calcados: “todos os selecionados tiveram nota 10 pela comissão avaliadora”, ressaltou. Para a gerente, contemplar projetos de design e desenho, por exemplo, confirma a coerência do IAP em acompanhar as novas formas de desenvolvimento artístico no estado.

Na área de artes cênicas, o teatro e a dança são os destaques este ano. Novos talentos como Rafael Couto estão ao lado dos veteranos Waldete Brito e Danilo Bracchi, entre outros. Na área de artes literárias dois poetas estão entre os novos bolsistas: Pedro Vianna e Neuaci Paiva. Na área de música estão Allan Carvalho, Thiago Leite e Advaldo Castro Neto.

Todos os artistas deverão desenvolver seus trabalhos em território paraense pelos próximos sete (7) meses. O cronograma de desembolso será realizado em três (3) parcelas, sendo a primeira no próximo mês de maio. Os projetos inscritos e não selecionados serão devolvidos até o mês de agosto.

Relação completa dos Bolsistas, AQUI



— ELAINE ARRUDA NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE —

Cheio de vazio | Elaine Arruda e Márcia de Moraes
Instituto Tomie Ohtaka | De 05/04 a 04/05 - São Paulo

A mostra Cheio de Vazio apresenta duas artistas que trabalham com imagens em grandes dimensões. Márcia de Moraes exibe desenhos que constituem-se por uma intensa e detalhada construção de campos cromáticos, com apenas lápis de cor sobre papéis. Já a paraense Elaine Arruda exibe gravuras feitas a partir de matrizes feitas com formões, solda e outros instrumentos de grande porte, que implicam na profundidade, relevo, cortes e bordas serrilhadas. A exposição faz parte do programa Arte Atual, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria, com curadores Paulo Miyada e Julia Lima (de 05/04/14, às 11h30, a 04/05/14).

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foto: Valério Siveira

Elaine Arruda (1985) – Mestranda em poéticas visuais pela ECA/USP (Universidade de São Paulo). Foi contemplada com a Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística Edição 2010, concedida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). Coordenou o projeto Grafias, aprovado pelo Edital Espaço Cultural Banco da Amazônia 2010. Realizou Residências Artísticas no Centre d’artiste Engramme (Méduse). Québec – Canadá, 2009; no Centro de Estudos da Imagem impressa Press Papier, em Trois-Rivières. Québec – Canadá, 2009; assim como nos ateliês Piratininga e Espaço Coringa. São Paulo, 2007. Participou de diversas mostras em Belém, São Paulo e Canadá, dentre elas: “É preciso confrontar as imagens vagas com gestos claros”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2012; “Outras coisas visíveis sobre papel”, na Galeria Leme, São Paulo, 2012; “Coletiva Coletivos”, na Casa das 11 Janelas, Atelier do Porto e Galeria Theodoro Braga. Belém, 2012; “15° Biennale Internationale de la Gravure de Sarcelles”. Sarcelles, França, 2011; “Vento Norte”. Gravura Brasileira, São Paulo, 2011; “Gravures contemporaines d’artistes français et brésiliens”. Lyon, França, 2011; SP Estampa 2011 (duo VeryWell), Galeria Gravura Brasileira, São Paulo; Arte Pará 2011 (duo VeryWell). MEP, Belém; “Estampe Amazonienne”, exposição realizada no Centro Artístico Engramme. Québec, Canadá, 2010. Possui obras documentadas nas seguintes Publicações: Revista “Qui vive”, Montréal 2012; Jornal de Resenhas da Folha de São Paulo, 2010. Publicação do livro “Impressões”, editado pelo SESC Pompéia. São Paulo, 2008. Catálogo “Acervo Onze Janelas, Gravura no Pará”, Belém 2008.


— LUCIANA MAGNO | TELEFONE SEM FIO • OIAPOQUE AO CHUÍ —

O projeto

Cruzando as cinco regiões brasileiras em um estúdio móvel, “Telefone sem Fio”, Luciana Magno faz um percurso por rodovias e hidrovias que somam aproximadamente 6.037 km. Seu trajeto inicia na cidade Oiapoque, ao extremo norte do país, percorrendo 33 cidades entre os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, findando sua rota na cidade Chuí, ao extremo sul brasileiro.

De caráter multiterritorial e multicultural, o projeto propõe o encontro via chamadas telefônicas entre moradores das cidades transitadas, através de ações propostas durante o percurso, além da formação de um arquivo documental em vídeo e áudio acerca da diversidade cultural, histórica e geográfica do Brasil. A viagem tem como foco o trajeto e as suas particularidades como fonte de pesquisa, contraste. Integrando o projeto, o website ganha alimentação contínua durante o percurso e um documentário a ser lançado em junho de 2014.


Acompanhe o trajeto, passo a passo:
www.lucianamagno.com/telefonesemfio


— PINHOLE DAY 2014 —

Pinholeday 2014 – Pinhole ao cubo: processos potências e possibilidades

Em 2001, com o propósito de celebrar mundialmente a arte da fotografia pinhole é criado um evento internacional denominado Worldwide Pinhole Photography Day (WWPD). Inspirado nessa proposta, a Fotoativa a inaugura em 2002, o projeto Pinholeday Belém, com o objetivo de propiciar ao público paraense a ampliação do conhecimento e da prática dessa modalidade da fotografia.

Agora, em 2014, o projeto Pinholeday Belém adotou o tema “Pinhole ao cubo: processos, potências e possibilidades” e preparou um “menu” especial, oferecendo a partir do mês de abril, um conjunto de sete oficinas pinhole e a realização da 13a Jornada Pinholeday Belém.

  • Treinamento para voluntários
    com Núcleo de Formação e Experimentação | 12 de abril

    Na perspectiva de formar/capacitar agentes, o projeto Pinholeday Belém abre inscrições para a participação voluntária na organização, execução que possam e tenham interesse em atuar na jornada de fotografia como membros da equipe de apoio.

  • Oficina de mini pinhole
    com Moisés Araújo | 15 e 16 de abril – 09h às 12h

    Iniciação à pinhole com mini câmeras construídas em processo artesanal. Para este módulo não há necessidade de comprovação de experiências anteriores com fotografia artesanal.

    IAP - Instituto de Arte do Pará. Invetimento: R$ 30,00



  • Oficina de pinhole gigante
    com Miguel Chikaoka | 15 de abril – 19h às 22h
    22, 23, 24 e 26 de abril – tempo integral

    Caberá aos participantes desta oficina a produção de um local e a logística para a montagem de uma câmera pinhole de grandes dimensões, proceder os testes e finalizar com a captura de uma imagem. O processamento quimico da imagem capturada será feita no interior da câmera, ou seja, a câmera deverá funcionar também como um laboratório.

    IAP - Instituto de Arte do Pará. Invetimento: R$ 40,00


  • Oficina de Pinlux
    com Joyce Nabiça | 16, 17 e 25 de abril – 09h às 12h

    Os participantes dessa oficina serão orientados na execução de um projeto de construção de câmeras pinhole para uso de filmes 35mm tomando como base uma caixa de fósforos “Fiat Lux”.

    Fórum Landi. Investimento: R$ 50,00


  • Oficina de pinhole formato livre
    com Miguel Chikaoka | 22, 23 e 24 de abril – 19h às 22h

    O participante desta oficina será orientado na construção de câmeras pinhole a partir do aproveitamento critico – criativo de embalagens e materiais de sua escolha.

    IAP - Instituto de Arte do Pará. Investimento: R$ 40,00
    22 e 23 de abril - 19h às 22h | 24 de abril - 10h às 13h


  • Oficina de câmera obscura formato livre
    com Allan Maués e Débora Flor | 24 e 25 de abril – 09h às 12h

    Os participantes desta oficina aprendem a construir a Câmera Obscura para a posterior criação da sua própria câmera em qualquer formato – dos mínimos aos máximos, e assim interagir com o fenômeno físico que é a origem do mundo das imagens.

    IAP - Instituto de Arte do Pará. Invetimento: R$ 20,00


  • Oficina de pinhole digital
    com Miguel Chikaoka | 25 de abril – 19h às 22h

    Os participantes desta oficina serão orientados a trabalhar e explorar as possibilidades da fotografia pinhole utilizando câmeras digitais normais. Para tal, os interessados devem dispor de uma câmera fotográfica digital com objetiva intercambiável e que possua modos de operação manual. Público alvo: Adolescentes e adultos com prática da fotografia pinhole.

    IAP - Instituto de Arte do Pará. Invetimento: R$ 30,00

  • Treinamento para voluntários
    com Núcleo de Formação e Experimentação | 26 de abril

  • 13ª jornada pinholeday | 27 de abril 2014 | 9h as 17h

    Seguindo a tradição, o ultimo domingo do mês de abril, neste ano dia 27, a Fotoativa promoverá a décima terceira edição da Jornada Pinholeday Belém 2014. Nesse dia, a Fotoativa colocará à disposição toda a logistica e uma grande equipe para acolher e assegurar ao público a participação no evento de forma que, qualquer pessoa, praticante ou não possa produzir imagens com a técnica da fotografia pinhole.

    IAP - Instituto de Arte do Pará e Fórum Landi. Investimento: R$ 10,00


    Pinhole Day Belém 2014 from Associação Fotoativa on Vimeo.

 

FOTOATIVA
Associação Fotoativa 
Trav.Frutuoso Guimarães, 615
a.fotoativa@gmail.com | 91 32252754


— V PRÊMIO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO DE FOTOGRAFIA | RESULTADO FINAL —

Diário Contemporâneo abre agendamento de visitas às exposições da 5º edição

O maior impacto que um projeto como o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia deixa, na cidade, não é a premiação, mas a contribuição para a educação visual e cultural daqueles que entram em contato com as obras selecionadas. A ação educativa desta 5ª edição vem olhar cada participante como sujeito e caminho. “Olhos de assombro” é o nome dessa ação se preocupa com o indivíduo, tido, tal qual a experiência fotográfica, que precisa de diferentes tempos, como o de observação, envolvimento, expectativa, e resultado.

Estudantes de artes visuais atuarão em visitas agendadas ou não, incitando as pessoas a se expressar e saber comunicar-se artisticamente; articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao entrar em contato com as produções artísticas.

O foco na formação, mais do que nunca esteve presente no direcionamento de esforços do Prêmio Diário, a começar pelo primeiro workshop oferecido nessa edição, “Do visível ao invisível”, com Ana Mokarzel. Seu público-alvo foi o de professores e educadores de arte, numa proposta de sensibilizar as pessoas que estão diariamente em sala de aula, e torná-las multiplicadoras. “A gente tem que vencer o medo e incorporar. As pessoas aprendem na escola a ler e a escrever, mas eu queria muito que as pessoas também tivessem uma educação visual”, comenta o fotógrafo e professor de fotografia, Igor Melo.

Na ação educativa, duas frentes de trabalho. Dois olhares. O primeiro, “Olhar de brinquedo”, é voltado ao público de professores/educadores, desenvolvendo a partir de encontros uma apresentação do material educativo e artístico do desta 5ª edição, a fim de gerar conteúdo e material a ser desdobrado em sala de aula.

O segundo olhar, chamado de “Olhar vagabundo”, é voltado aos educadores dos espaços culturais e suas práticas/experiências transformadas em saber científico compartilhado.

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Diário Contemporâneo abre agendamento de visitas às exposições da 5º ediçãoO agendamento de visitas é feito via ficha de inscrição, que está disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br. Informações com Ademar Queiroz, no número, 8247-5414 e no email ademarjunior22@gmail.com. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468 e premiodiario@gmail.com.

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Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.

Confira abaixo os premiados e selecionados desta 5ª edição:

Alberto Bitar (PA) – Prêmio Diário do Pará
Diego Sousa Bresani (DF) – Prêmio Diário de Fotografia
Yukie Hori (SP) – Prêmio Diário Contemporâneo


Alex Sandro Oliveira Santos (BA)
Amanda Copstein Telles da Silva (RS)
Antonio Angelo Pires – Toni Pires (SP)
Carolina de Góes Amadeu (RS)
Daniel Moreira Sores (MG)
Fábio Del Re (RS)
Felipe Bertarelli (SP)
Francilins Castilho Leal (MG)
Huilton Luiz Silva Lisboa (Tom Lisboa) – (PR)
Ionaldo Rodrigues da Silva Filho (PA)
Isabel Maria Sobreiro de Santana Terron (SP)
Ivan Luís Ferrante Padovani (SP)
Juliana Kase (SP)
Juliano Menegaes Ventura (RS)
Keyla Cristina Tikka Sobral (PA)
Letícia Lampert (RS)
Marcelo Martins de Figueiredo (MG)
Marco Antonio Santos da Rocha Filho (RS)
Marilsa Urban (PR)
Marlos de Almeida Bakker (SP)
Nelton José Kaspary Pellenz (RS)
Paula Huven (MG)
Pedro Milton Pereira (SP)
Péricles Mendes da Silva (BA)
Rafael Cunha D’alo’ de Oliveira (RJ)
Randolpho Lamonier (MG)
Victor de Oliveira Galvão (MG)

www.diariocontemporaneo.com.br/?p=1722

As exposições do 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia ocorrerão em Belém, no período de 22 e 23 de abril a 22 de junho de 2014, no Espaço Cultural Casa das 11 Janelas e Museu da UFPA, respectivamente. Os interessados em agendar uma visita monitorada e mediada devem fazer via ficha de inscrição que está disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br. Informações com Ademar Queiroz, no número 8247-5414 e no email ademarjunior22@gmail.com.

Casa das Onze Janelas
Laboratório das Artes

Praça Frei Caetano Brandão s/n
Cidade Velha -Belém/PA
Exposições: 22 e 23 de abril a 22 de junho
Visitas: Terça a sexta, 10h às 18h
Finais de semana e feriados: 10h às 22h
Informações: 91 4009 8825 | 4009 8823

Museu da Universidade Federal do Pará
Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré
Exposições: 22 e 23 de abril a 22 de junho
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados, domingos e feriados: de 10h às 14h
e-mails: museufpa@gmail.com e museu-ufpa@ufp
a.br


FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA



Nessa edição o Festival traz o conceito “
Olhar de Cinema na Amazônia”, com a proposta de consolidar, difundir e promover o Cinema Brasileiro em Porto Velho de 1 a 7 de junho.

Podem participar produções brasileiras e estrangeiras, com temática livre, filmes nos formatos de longa, média e curta nas categorias de animação, documentário, ficção, experimental e clipes, com produção a partir de 1 de janeiro de 2010. Os títulos serão exibidos na mostra competitiva e paralela. O Melhor Filme receberá o troféu “
Arara Azul”.

De acordo com os organizadores do
5° Curta Amazônia, a iniciativa além de formar novos públicos e plateias através do Cinema, pretende discutir questões ligadas à cultura regional e produção audiovisual na Amazônia, por meio da exibição dos filmes com palestras e atividades que incluem a participação do público em geral. Com objetivos claros e específicos que possam estar contribuindo para a formação de políticas públicas e fortalecimento da cultura regional.

Os filmes inscritos e selecionados serão exibidos gratuitamente aos estudantes da rede pública e particular de ensino e ao público em geral durante 7 dias de realização do
5° Curta Amazônia, em mostras itinerantes em comunidades e escolas. Lembrando que o tempo dos filmes que o Festival adota será o padrão Ancine (Agência Nacional do Cinema): para curta metragem o tempo de 1 até 15 minutos; média metragem até 69 minutos e longa metragem a partir de 70 minutos. 

O
5° Festival de Cinema Curta Amazônia é uma realização da Associação Curta Amazônia que a cada edição busca parcerias, apoios e patrocinadores para promover e fortalecer o Cinema Brasileiro na Amazônia.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.curtamazonia.com. Os filmes selecionados serão divulgados até o dia 20 de maio. Mais informações pelo e-mail: festival@curtamazonia.com.

CURTA AMAZÔNIA 5ª EDIÇÃO
• Olhar de Cinema na Amazônia •
Inscrições abertas até 15/04 de 2014



ARTES PLÁSTICAS
• ARTES PLÁSTICAS

— A M B I Ê N C I A • PINTURAS E OBJETOS —
Geraldo Teixeira | Jorge Eiró | Emanuel Franco | Ruma

Quatro renomados artistas do circuito paraense terão suas obras expostas no Centro Cultural Sesc Boulevard a partir desta terça (15) até o fim do mês de maio. Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró e Ruma de Albuquerque, grandes representantes da arte contemporânea do estado, apresentam a exposição coletiva “Ambiência – Pinturas e Objetos”.

Em “Ambiência”, o que se pode esperar das obras dos quatro artistas não são respostas, mas questionamentos e caminhos sobre um espaço que é mais do que físico. É um espaço que se constitui também como meio estético e psicológico para a realização de experiências humanas.

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Emanuel Franco é artista visual e arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará. Curador das Salas Especiais do Arte Pará de 2004 a 2008 e membro da curadoria do Arte Pará em 2008, Emanuel Franco já teve obras expostas na galeria Helmut Schuster, na Alemanha.

Geraldo Teixeira iniciou sua carreira em 1975 e já teve obras expostas nos Estados Unidos e Europa. Fundador da Associação de Artistas Plásticos do Pará, Geraldo Teixeira coleciona prêmios em diversos salões de arte, como o do XI Salão Arte Pará, que aconteceu em 1992.

Jorge Eiró é formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará. Participou de diversas exposições individuais no Brasil e no exterior, entre elas o “VIII Salão Nacional” (Rio de Janeiro, 1985) e “Art in Paradise” (Miami e Washington – EUA – 1992).

Ruma de Albuquerque é formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará e já teve obras expostas em diversos salões no país e no exterior.

A abertura de “Ambiência – Pinturas e Objetos” é nesta terça (15), às 20h, no Sesc Boulevard, e a exposição poderá ser visitada até o dia 25 de maio. As visitações acontecem de terça a sábado, das 10h às 21h; e aos domingos, das 9h às 13h e das 15h às 21h.
Bio dos artistas que exporão obras em “Ambiência”:


SESC Boulevard
Castilho França, 522/523 - Campina
( em frente à Estação das Docas).
Dia 15 de abril (terça), às 20h
Visitas de 15 de abril a 25 de maio
Terça a sábado, das 10h as 21h
Domingo, das 9h as 13h e das 15h as 21h
Informações: 91 3224 5305 / 5654 | 4005-9584
sescboulevard.blogspot.com
sescboulevard@gmail.com.br


• Entrada Franca •


— S I M Õ E S | FOGO SAGRADO —

Um dos artistas mais premiados do Pará. Fez a primeira exposição em 1976. Descartando o fácil, Simões contribui e legitima a arte.

Simões, que não expõe desde 2008, quando mostrou "Redesenho", vai mostrar, a partir de dia 10 de abril, "Fogo Sagrado", na Galeria Manoel Pastana - MEP. São 28 obras, em formatos variados, distribuídas nas assim intituladas “Sala do Espírito do Tempo”, “Sala do Desassossego e das Paixões” e “Sala dos Sonhos e das Revoluções”.

O nome da exposição “Fogo Sagrado” faz uma referência ao que a arte tem de especial para o artista. “A arte é uma chama, uma energia, tem uma exigência de compromisso com ela”, afirma Simões.

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Simões nasceu em Belém, é artista autodidata, que demonstrou interesse pela arte ainda na infância, realizando sua primeira exposição com P.P. Conduru em 1976. Descartando a arte fácil, Simões evita a reprodutibilidade das obras e, consequentemente, contribui com a legitimação da arte. Assim, o artista se tornou referência como artista plástico paraense, conquistando os primeiros lugares em vários salões.

Participou de diversos salões em mostras individuais e coletivas e foi premiado em várias ocasiões. Entre as premiações mais significativas estão: O Salão Arte - Pará; Exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro; Salão da Prefeitura de Belém- PA; e Salão de Pequenos Formatos da Unama - PA.

As últimas mostras realizada pelo artista foram em 2008, quando ele mostrou sua produção para “Redesenho”, na extinta Casa Fundaçãpo Antar Rohit, e em 2009, “Natureza Imaginária”, no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8).

Durante 10 anos – 1998 a 2008 -, Simões também se dedicou a um dos principais espaços culturais de Belém, o Café Imaginário que, além da boa música instrumental e da pizza de jambú, também alimentava seu público com arte, promovendo diversas exposições.

O artista diz que a partir de agora, volta integralmente a sua produção de arte. Há alguns anos morando em Mosqueiro, é na Bucólica Ilha, situada a 1 hora de estrada, partindo de Belém, foi em seu atelier, na praia de Carananduba, que neste último ano ele se inspirou para a nova exposição, que marca seus 38 anos de trajetória.

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INDIVIDUAIS

• 1982:Galeria Angelus Belém Pará
• 1985: Galeria Theodoro Braga Belém Pará.
• 1987: Galeria Theodoro Braga Belém Pará.
• 1995: Galeria Graça Landeira,UNAMA,Belém Pará.
• 2008: Casa Artar Rohit Belém Pará.
• 2009: Galeria do Tribunal do Trabalho da 8º região Belém Pará.

PREMIAÇÕES

• 1980: Premio aquisição, III Salão Nacional de Artes Plasticas  FUNERTE, Rio de Janeiro
• 1983: Menção Honrosa do Arte Pará Belém Pará.
• 1984: 3º Lugar do Arte Pará Belém Pará.
• 1985: 1º Lugar do Arte Pará Belém Pará.
• 1987: 1º Lugar no concurso “Em busca de talentos regionais”,  Telepará.
• 1989: 1º Lugar no primeiro “Salão de agosto da Prefeitura Municipal”,Belém Pará.
• 1989: Premio Aquisição VIII Salão Arte-Pará,Belém Pará.
• 1990: 1º premio no Salão de Pequenos Formatos da UNAMA, Belém / Pará.


MEP - Museu do Estado do Pará
Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha
De 10 de abril a 10 de maio
Visitas: terça a sexta, das 10h as 18h
Finais de semana, das 10h as 14h


— MIGUEL CHIKAOKA | NAVEGANTE DA LUZ —

Exposição Fotográfica de Miguel Chikaoka e Lançamento do Livro    Navegante da Luz: Miguel Chikaoka e o navegar de uma produção experimental de Marisa Mokarzel.

Na Kamara Kó Galeria, sábado, 05 de abril, houve o lançamento do livro de Marisa Mokarzel, Navegante da luz: Miguel Chikaoka e o navegar de uma de uma produção experimental, projeto contemplado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes –  FUNARTE no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, 2013. Junto com o lançamento houve a abertura da exposição com fotografias e instalação de Miguel Chikaoka que fizeram parte da pesquisa.

O livro traz como foco a produção fotográfica de Miguel Chikaoka, e segue três eixos de abordagem. O primeiro tece os fundamentos de uma herança cultural que Chikaoka apresenta a partir dos laços com o Oriente, o lugar onde nasceu e o seu país que pretende conhecer após o distanciamento e convívio com terras estrangeiras. O segundo que apresenta o contexto formado por tramas institucionais de galerias, salões e Funarte que foram formatando um circuito e contribuindo com a visibilidade da fotografia no Pará. E o terceiro eixo que mostra as matrizes de arte e política tecidas a partir do final dos anos 1970 que vão constituir a força do trabalho de Miguel, que tendo uma forma muito particular de atuar, cria em meio a uma tessitura que privilegia o coletivo e perpassa pelo processo educacional.

A exposição parte da síntese de uma curadoria constituída de imagens presentes no livro, que fortalece o pensamento de Miguel Chikaoka que não se preocupa exatamente com a técnica, mas com a luz, com aquilo que constitui a fotografia, que contribui com a interpretação do mundo, com uma maneira de perceber, sentir, pensar o universo em que se vive. Muitas das ações artísticas de Miguel estão imbricadas com o processo educativo, formam o grande eixo que se estabelece nas relações provenientes de redes de afeto, pensamento fotográfico e força coletiva. Há algo que se destaca e está sempre presente em sua produção: a opção pelo processo muito mais do que pelo trabalho pronto acabado. O livro e a exposição seguem o navegar de suas experimentações que envolvem uma postura filosófica, uma forma de pensar e se situar no mundo.


Kamara Ko Galeria 
Trav. Frutuoso  Guimarães 611 – Campina.
Abertura Exposição e Lançamento Livro: Dia 05 de abril (sábado), as 18h.
Visitas: de 8/04  a 28/06 , de terça a sexta, das 15 às 19h; sábado das 10h às 17h.

Contatos:

Kamara Kó Galeria: 91) 3261 4809 | 3261 4240 | 8117 9730
kamarakogaleria@gmail.com

Marisa Mokarzel: 91 8802 3748 | marisamokarzel@globo.com
Miguel Chikaoka: 91 9983 3185 |  mchikaoka@gmail.com


— GRAFIA E MATÉRIA | JOSÉ FERNANDES —

Cerca de 30 obras do artista José Fernandes compõem a exposição “Grafia e Matéria” que estará aberta ao público no próximo dia 25, na Galeria do Museu de Arte do CCBEUCentro Cultural Brasil Estados Unidos, Belém Pará.

A mostra, que tem a curadoria de Marisa Mokarzel, revela um olhar pessoal, expresso em gestos gráficos e pictóricos formadores de tramas e tessituras que representam ou remetem a figuras humanas, memórias, cidades e escrituras - teias e emaranhados que fornecem a força e a densidade de suas pinturas e desenhos.

O público que visitar a exposição Grafia e Matéria irá encontrar imagens figurativas e abstratas. A curadora Marisa Morkazel pontua que a exposição é composta por três áreas. A primeira, dos retratos, exibe desenhos de figuras humanas solitárias, despidas de máscaras, que deixam transparecer a crueza do corpo e a solitude da alma. A segunda, formada por pinturas, em que a abstração se revela em gestualidade visceral e caótica, potencialmente gráfica. E a terceira, também integrada por densas pinturas abstratas, sugere a desconstrução do corpo humano revisto em matéria pictórica.

Segundo José Fernandes, os desenhos e pinturas de “Grafia e Matéria” foram produzidos no período de 2007 a 2013. O título da mostra remete, “por um lado, ao traço, ao desenho, aos símbolos gráficos. Uma referência à parte de meu trabalho, ao longo de 20 anos, como artista gráfico e também à cidade, ao grafite e inscrições urbanas. Por outro lado se refere à matéria própria da pintura, encontrada na densidade da tintas, nas cores e texturas.”

Desenhos e pinturas, em conjunto, encontram-se interligados pela força emocional do artista, pela inquieta revelação da realidade cotidiana a qual pertencemos e que, mesmo em nossa intimidade, colaboramos com seu desenho instável, impregnado de memórias.

A ideia que permeia as obras foi concebida a partir de um olhar advindo do artista, também arquiteto e designer, que rompe com a linha invisível na qual a arte se potencializa para transformar esse olhar em “grafia e matéria” que conduzem às tessituras, linhas de força formadoras dos emaranhados sempre presentes na urbe. O artista abstrai o que vê e estabelece uma estreita relação com a cidade, percorre ruas e muros, mimetizando-se com grafites e pichações; com o ritmo urbano de linhas e cores que muitas vezes reflete um estado íntimo inquieto, quase em turbulência, mas profundamente enredado com o Outro.  

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José Fernandes é artista gráfico e visual, formado em arquitetura, vive e trabalha em Belém-PA. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia, onde, por dez anos, foi professor de desenho e artes gráficas. Mantém atelier de pesquisa e produção de imagens, objetos e papéis produzidos a partir de fibras naturais da regiã­o.

Informações pelo telefone: 3221 6100 ou 8890 0357.


Galeria do CCBEU
Travessa Padre Eutíquio, 1309
Vernissage: 25 de março (terça), às 19h
Visitação: 25 de março a 30 de abril
Segunda à sexta de 14h às 19h30
sábado de 9h às 12h
Informações: 55 91 3221 6100
www.ccbeu.com.br



DANÇA •
TEATRO
• CINEMA

— O AUTO DE JUDAS ISCARIOTES —

Ao completar 12 anos, a Nós Outros Companhia Teatral fala sobre Judas Iscariotes

O espetáculo, na forma de auto, vem questionar a traição e o perdão a partir de um dos mais controversos e odiados personagens da história.

São doze anos na estrada. Muitas linguagens e experimentações depois, a Nós Outros Companhia Teatral continua ativa, criativa e provocadora. Sempre primando pelo texto e pelo trabalho de ator, a trupe garantiu presença em muitos momentos do teatro paraense, sobretudo nos últimos dois anos, seja em atividades próprias, seja em parcerias como com o selo Versivox.

Este novo trabalho parte de um texto original de Hudson Andrade, que também assina a encenação do espetáculo e vive o personagem Barrabás. O Auto de Judas Iscariotes faz parte da coletânea Quadra de Encantarias, que Hudson Andrade lançou em 2012, pela Giostri Editora, de São Paulo. O trabalho conta com Nilton César (Judas), Tainá Corôa (Diabo), Iêrêcê Corôa (Anjo e Mulher da Estrada) e Lucas Campos que estreia em cena vivendo dois personagens, o Homem da Estrada e Jesus. O espetáculo conta com a direção e operação de luz de Sônia Lopes, máscaras de Cleciano Cardoso, produção, áudio e registro de Carlos Correia Santos. O apoio cultural é da Unipop. A assessoria é de Parla Página.

O QUE É A VERDADE

Judas Iscariotes é, sem sombra de dúvida, um dos personagem mais controverso do Cristianismo. Um dos 12 apóstolos de Jesus, pertencia a seita dos zelotes que incitava o povo hebreu contra a dominação romana, mas passa à história como o traidor do Messias, recebendo por isso 30 moedas de prata: o preço de um escravo. Incapaz de viver com o remorso do seu ato, Judas se enforca. Ainda hoje seus atos são lembrados durante as celebrações da Semana Santa e ainda é possível ver em alguns bairros de cidades brasileiras a tradição da malhação do Judas, no Sábado de Aleluia. Atualmente esse evento tem caráter de crítica social, política e de costumes.

Durante o processo de montagem do espetáculo o elenco se reuniu várias vezes para discutir sobre Judas, suas motivações e uma série de questões filosóficas, éticas e religiosas. Para Nilton César, viver o protagonista deste espetáculo é um retorno: “Já interpretei Judas antes, numa Paixão de Cristo, mas ali a proposta era mais tradicional. Agora eu estou vivendo um Judas mais humano, mais denso e com motivações mais complexas”. A atriz e bailarina Iêrêcê Corôa diz que a Bíblia não dá muitas pistas sobre Judas: “Ele não é só um traidor. Era um homem inteligente, responsável pelas finanças do grupo de Jesus e engajado socialmente na luta pela libertação dos judeus de Roma”. Atriz e cantora, Tainá Corôa está em seu primeiro trabalho com a Nós Outros e vai interpretar o Diabo: “É interessante ver que esse personagem não está aqui como o tentador, mas como aquele que vem questionar as reais motivações de Judas em sua busca pelo perdão dos homens”. Oriundo de uma oficina de dramaturgia e interpretação ministrada por Hudson Andrade e Carlos Correia Santos, Lucas Campos viverá Jesus e se diz entusiasmado, uma vez que o Cristo não é o personagem principal da peça: “Conversamos muito sobre a traição. Se Jesus sabia que seria traído e quem o trairia, é correto afirmar que houve falta por parte de Judas?”.

CONSIDERAÇÔES

Em forma de auto, representações teatrais que abordam a vida dos santos, O Auto de Judas Iscariotes estabelece um plano fantástico que abre espaço para metáforas que retratam as atitudes humanas mais palpáveis, uma vez que partem de situações arquetípicas de conhecimento do público, seja ele religioso ou não.

Hugo Possolo, ator, palhaço e criador do grupo Parlapatões, de São Paulo é o autor do prefácio de Quadra de Encantarias, e comenta sobre o Auto de Judas Iscariotes: “A partir da narrativa bíblica traz o aspecto humano do arrependimento e do perdão para a cena. O Auto de Judas Iscariotes ultrapassa o limite do louvor. Sem necessariamente dar cunho religioso ao texto, muito menos profanar os ícones cristãos, coloca-nos diante dos conflitos humanos, seja da personagem, seja do público, que passa a reexaminar seu pensamento, ainda que não-religioso”.


A PAIXÃO

Em plena Semana Santa, Judas vem a um lugar inóspito trazido por um anjo. Sozinho, Iscariotes encontra pessoas, o demônio e acaba por se confrontar com a própria consciência buscando fazer conhecer o móvel das suas ações, mas, sobretudo, demonstrando que o maior ofendido pelos seus atos, Jesus Cristo, já o perdoou.

Assim, por atos e aconselhamentos, Judas vem demonstrar que trair é humano, mas perdoar é ainda mais humano.

Por Parla Página – Produção de Conteúdos

UNIPOP - Instituto Universidade Popular
Av. Senador Lemos, 557 - Bairro Umarizal
De 14 a 16 de abril, sempre às 20h
Ingressos a R$ 20,00 (estudante paga meia)
Informa ções: 91 8199 1322 | 8167 3835.
E-mail: universidadepopular@unipop.org.br


— DENTRO DA LUA | RENATO GUSMÃO e MÔNICA LIMA —

Dentro da Lua | Renato GusmãoMônica LimaCacau Novais

Para dar continuidade às realizações do Programa Cor da Pátria, projeto idealizado em 1993 para que através de shows musicais, saraus literários, lançamentos de CDs e livros pudessem mostra a obra do escritor e compositor Renato Gusmão, e também, para primordialmente comemorar o vigésimo primeiro ano de realizações de eventos desse projeto e que na trajetória de seu autor constam atuações em congressos de poesia, e muitos outros eventos em que o artista fora convidado. Cria-se a ideia de um espetáculo juntando dois artistas para imprimir o formato dos shows a ser realizados em espaços públicos e alternativos, e que, sistematicamente arregimentam-se intérpretes, instrumentistas e elementos de outras vertentes. Dentro da Lua propõe-se numa mostra de poesias e músicas desse autor paraense e que conta com o talento da atriz, cantora e violonista Mônica Lima. Nesta versão terão a participação especial da cantora Cacau Novais.

A apresentação inaugural do Dentro da Lua ocorreu em março de 2012, durante as comemorações de aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna da FCPTN, em que os convidados de Renato Gusmão foram o cantor Adriano Cruz e a atriz Sônia Alão. Em outubro de 2013, o espetáculo com outra linhagem e já com a atriz Mônica Lima, fora apresentado na cidade de Bento Gonçalves-RS, fazendo parte do Congresso Brasileiro de Poesia, evento esse que ocorre por mais de duas décadas naquela cidade.

Dentro e fora da lua, inevitavelmente há poesia, música, teatro e outras linguagens artísticas, isto é, exatamente o que querem dizer esses loucos, alucinados pela palavra alicerçada, construída, solidificada em obra bem acabada que consiste em vislumbrá-la do mais alto andar do coração e dizer “jogar-me-ei de cabeça e mergulharei dentro de ti, poesia”.


SESC Boulevard
Castilho França, 522/523 - Campina
( em frente à Estação das Docas).
Dia 15 de abril (terça), às 19h
Informações: 91 3224 5305 / 5654 | 4005-9584
sescboulevard.blogspot.com
sescboulevard@gmail.com.br


• Entrada Franca•



MÚSICA •
MÚSICA
• MÚSICA

— SALOMÃO HABIB —

Salomão Habib. Violonista, compositor e pesquisador paraense apresenta concerto de música ibérica (Portuguesa, Espanhola e Brasileira), resultante de sua recente pesquisa musical.

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Salomão Habib nasceu em Belém do Pará, é músico autodidata, pesquisador, compositor de música erudita e regional paraense, professor de musicalização e violão clássico, formado pelo Conservatório Estadual Carlos Gomes de Belém.

É concertista e compositor desde 1986, possuindo trabalhos divulgados na França, Alemanha, Portugal, Cuba, Japão, Bélgica, Paraguai, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e República Tcheca.

Foi professor fundador da Universidade do Estado do Pará de 1992 a 1994 no curso de Educação Artística com Habilitação à Música; foi membro do Conselho Estadual de Ensino do Estado do Pará e Curador do Instituto Itaú Cultural na cidade de São Paulo.

Compôs a peça Suite das Amazonas, lançada em turnê mundial no projeto Worldwide Guitar Connections interpretado pelo violonista Fabrício Mattos.

É, atualmente, diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique na cidade de Belém.

Além do violão, Salomão Habib toca e pesquisa os seguintes instrumentos: Viola Caipira, Vihuela, Alaúde Árabe, Alaúde Turco (Saz), Violão Tercino, Violão Decacorde, Violão Hexacorde e Cuatro Venezuelano.

SESC Boulevard
Castilho França, 522/523 - Campina
( em frente à Estação das Docas).
Dia 16 de abril (quarta), às 19h
Informações: 91 3224 5305 / 5654 | 4005-9584
sescboulevard.blogspot.com
sescboulevard@gmail.com.br


Entrada Franca



— DANIEL LIMA | O REI E EU —

Cantor e compositor paraense da nova geração, Daniel Lima apresenta seu novo show “O Rei e Eu”, apresentando  releituras  de  músicas  conhecidas  do  grande  público  e  que  marcaram  a trajetória  do Rei  Roberto Carlos. O show contará com as participações especiais das cantoras Alba Maria e Gigi Furtado.


SESC Boulevard
Castilho França, 522/523 - Campina
( em frente à Estação das Docas).
Dia 17 (quinta) de abril, às 19h
Informações: 91 3224 5305 / 5654 | 4005-9584
sescboulevard.blogspot.com
sescboulevard@gmail.com.br


Entrada Franca


— MÚSICA DAS AMÉRICAS —

O “Música das Américas” corresponde à primeira fase do XXVII Festival Internacional de Música do Pará e será realizado de 27 de abril a 4 de maio. A primeira edição do evento aconteceu no ano passado e trouxe para Belém a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP) e três bandas de música do interior do Estado.

Em 2014, o festival terá o mesmo formato, mas contará com um número maior de bandas de música de municípios do interior, como Uruará, Tailândia, Vigia de Nazaré, Ponta de Pedras e São Caetano de Odivelas, e ainda abrirá espaço para mostrar o trabalho de bandas de música de Belém como a Banda da Polícia Militar do Pará.

A programação inclui concertos, oficinas musicais, palestras e ensaios abertos. As apresentações artísticas serão no Theatro da Paz, Teatro Margarida Schivasappa (Centur), Auditório Ismael Nery (Centur) e Espaço São José Liberto.

Paralelo ao festival haverá também oficinas musicais e palestras com músicos que fazem parte da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que pelo segundo ano será a banda residente do festival, e com o saxofonista Leo Gandelman, que participará do concerto da Banda Sinfônica do Estado do Pará, uma formação recente que conta com músicos de vários municípios do estado.

De 27 de abril a 04 de maio

Theatro da Paz
Rua da Paz, s/n
Dia 27 de maio - terça feira às 20h
Convites na bilheteria a partir das 9h
Entrada Franca

Espaço São José Liberto
Praça Amazonas, s/n - Jurunas
Belém-Pará - CEP 66025-070
Fone: (91) 3344-3514 Fax: (91) 3344-3510
E-mail: igama_secretaria@yahoo.com.br

Hall Ismael Nery - CENTUR
Praça do Povo
- CENTUR

Av. Gentil Bittencourt, 650
dia 26 de maio de 2008 às 19h



OUTROS •
EVENTOS
• OUTROS

— RODRIGO CANTALÍCIO | OFICINA DE ILUSTRAÇÃO —

"Minha fonte de inspiração vem da observação, a interpretação do que eu vejo por dentro ou fora da realidade. As ruas, as pessoas, os livros que passam por mim. O registro dos pensamentos."

Nos 3 dias de Oficina acontecerão

  • Leituras de portifólio
  • Estudo de processos criativos
  • Estudo sobre estilos artísticos
  • Execução de projeto de ilustração a partir de exercícios
    propostos pelo artista Rodrigo Cantalício.

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Rodrigo Cantalicio é brasileiro, graduado em publicidade pelos estudos e formado em ilustração por 25 anos de insistência. Vivendo e estudando em Buenos Aires, atualmente sendo freelancer e construindo projetos autorais no tempo livre.

Galeria Gotazkaen
Rua Ó de Almeida, nº 755 - Reduto
Entre: Piedade e Assis de Vasconcelos
Dias 14, 16 e 18 de abril, das 19h30 as 21h30
Investimento: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
Informações: 91 3347 6632 | contato@gotazkaen.com
www.facebook.com/events/265463813634413


A FOTOGRAFIA NO LIMITE DO TEMPO | FERNANDO SCHMITT

O Instituto de Artes do Pará recebe a oficina “A Fotografia no Limite do Tempo”, ministrada por Fernando Schmitt. A atividade integra a programação da 5ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e abre as inscrições nesta terça, dia 8.

A metodologia da oficina terá atividades de aula, grupo de estudos e ateliê de projeto. A cada encontro uma provocação deve orientar a intervenção inicial do ministrante, que utilizará o formato de bricolagem de fragmentos: textos, filmes e fotografias.

Cada participante será convidados a pesquisar e coletar outras experiências e assim compartilhar seus próprios trabalhos compondo um grande painel de subsídios. A partir disto, o grupo será desafiado a projetar experiências fotográficas que poderão assumir vários formatos como imagens, textos, multimídias, plataformas de visualização, entre outros. O encontro final reunirá todas as experiências projetadas, numa espécie de coleção, para avaliar em grupo os resultados obtidos.

A Fotografia no Limite do Tempo é um curso que visa à pesquisa e a prática experimental da fotografia com o objetivo de explorar suas relações com o tempo. Ele compõe a programação da 5ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. . Para se inscrever o interessado deve se cadastrar no www.diariocontemporaneo.com.br. Os candidatos precisam ter conhecimento de fotografia, enviar currículo resumido e pequeno portfólio com no máximo cinco imagens em baixa resolução.

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Fernando Schmitt é fotógrafo, graduado em Jornalismo e mestre em Comunicação Social, atua como professor de fotografia desde 1995. Coordena atividades de pesquisa no Grupo de Estudos e Criação em Fotografia do Ateliê Fotô. Participa como oficineiro do projeto Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Possui trabalhos em acervos de instituições e coleções particulares.

IAP - Instituto de Artes do Pará          
Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré (ao lado da Basílica)
OFICINA: De 22 a 24/04, das 9h às 13h e 25 de abril, das 9h às 12h.
Inscrições gratuitas entre os dias 8 e 15 de abril
pelo site www.diariocontemporaneo.com.br.

Informações - 4006-2900.

• Vagas limitadas •


— CURSOS e OFICINAS no SESC BOULEVARD —

SESC Boulevard
Castilho França, 522/523 - Campina
( em frente à Estação das Docas).
Informações: 91 3224 5305 / 5654 | 4005 9584
sescboulevard.blogspot.com
sescboulevard@gmail.com.br



— EDITAL DO NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL —

A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014, o Instituto de Artes do Pará abre o novo edital do Núcleo de Produção Digital – NPD. As diferenças em relação ao ano passado estão, principalmente, no tempo de utilização dos equipamentos, incluindo as ilhas de som e imagem.

Produtores de audiovisual já podem contar novamente com a disponibilidade de equipamentos e ilhas de edição do Núcleo de Produção Digital – NPD.

Inaugurado em 2006 no Instituto de Artes do Pará, o NPD é um programa da Rede Olhar Brasil, vinculado ao Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, num projeto implantado em diversos estados brasileiros. No Pará, a gestão cabe ao IAP e a co-gestão fica por conta da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Instituto de Ciência da Arte (ICA/UFPA), Associação Fotoativa e Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABDeC/PA).

Em seus 8 anos de criação, o NPD tem sido um dos maiores fomentadores do aperfeiçoamento técnico e artístico dos produtores audiovisuais do estado. Cineastas importantes como Lucas Escócio, Roger Elarrat e Marcelo Rodrigues, entre tantos, participaram de algumas das oficinas oferecidas pelo Núcleo. Outros como Januário Guedes, Luiz Arnaldo Campos e Priscilla Brasil já foram contemplados com o equipamento disponível no edital.

O edital segue aberto até o dia 10 de dezembro e contempla as produções de pessoas físicas, os chamados produtores independentes. Podem se candidatar projetos de ficção, documentário, vídeo-clip, vídeo-arte, experimental e animação. O interessado deve preencher a ficha de inscrição (anexa ao edital), especificar os equipamentos necessários e assinar ao termo de responsabilidade; o prazo de empréstimo de material é de 10 dias.

De acordo com Afonso Gallindo, gerente do NPD, a análise do material enviado é apenas técnica, para garantir a integridade do material. “Não existe uma análise estética. O que precisamos para liberar o equipamento é de um profissional da área, por isso a análise é técnica”, explica.

Afonso ressalta ainda a importância da parceria com o Centro de Audiovisual Norte e Nordeste, o CANNE, pela qual são realizadas as qualificações dentro do Núcleo, com alguns dos maiores profissionais brasileiros. “A parceria feita com o CANNE já existe há 4 anos e é fundamental. Eles nos proporcionam oficinas com pessoas de peso de todo o lugar do Brasil. Já foram ministradas oficinas com o diretor Marcelo Gomes; Alziro Barbosa (diretor de fotografia); diretor Dib Lufti; Virginia Flores; montadora de som e imagem e vários outros”, pontua o gerente.

Ainda neste primeiro semestre novos cursos e oficinas serão oferecidos no Núcleo.


Edital do Núcleo de Produção Digital Belém
Período de utilização: 28 de fevereiro à 10 de dezembro de 2014
Após o preenchimento das fichas contidas no edital, o produtor
pode procurar o NPD, das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira.
Para acessar o edital clique aqui.


— BELÉM AOS 80 —
http://youtu.be/7tQAyCFn-Mo

 

No início da década de 1980 havia certa efervescência cultural, fruto de um processo político liberalizante depois dos anos de chumbo que vivemos, e uma grande ansiedade por mudanças. Surgiram iniciativas na área artística que contribuíram para um novo olhar sobre nossas idéias, costumes, valores sociais e morais. Nascia uma grande cumplicidade entre as pessoas e uma participação viva em qualquer evento que trouxesse o adjetivo “arte” em seu script. A inquietação era tanta que movimentou desde grupos alternativos, que romperam paradigmas na forma de apresentar seus trabalhos, até a explosão do talento da criação artística que delineou e legitimou toda a arte contemporânea produzida em nossa cidade posteriormente. Resumidamente, os anos 1980 vão ser lembrados como um marco na vida de todos aqueles que o vivenciaram como criadores ou participantes ativos dessa geração e como herdeiros de uma década que mudou toda uma história de viver e fazer arte em nossa região. "Belém Aos 80" é uma visita a alguns personagens e movimentos que marcaram esses anos na cidade, registrando momentos de exaltação sócio-cultural da época.

• • • FICHA TÉCNICA • • •

  • Direção e Roteiro:
    Alan Kardek Guimaraes

  • Argumento:
    Januario Guedes

    Celso Eluan Lima

  • Fotografia e Câmera:
    Diógenes Carvalho Leal

DOE UM INSTRUMENTO

Cavaquinho, violão, banjo, atabaque, trumpete, todos os instrumentos que produzem sons e estão esquecidos na sua casa podem transformar os sonhos de jovens atendidos pelas oficinas da Fundação Curro Velho. Esse é o objetivo da campanha de doação de instrumentos musicais que a instituição está realizando durante este ano.

Todos os instrumentos musicais serão recuperados em um espaço para reparo e construção de novos instrumentos. Se você tem violão, violino, violoncelo, viola, piano, saxofone, flauta, gaita ou qualquer instrumento, que esteja danificado ou sem utilização, faça sua doação para o Curro Velho.

Todos os instrumentos de corda que forem doados para a instituição serão trabalhados na Lutheria. A intenção da campanha de doação de instrumentos é que todos abracem a causa de doar um instrumento e realizar o sonho dos jovens atendidos pelo Curro Velho.

As doações dos instrumentos podem ser feitas na sede do Curro Velho, localizada na rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro, Telegráfo ou na sede da Casa da Linguagem, na

Fundação Curro Velho
Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo
Contato: 91 3184-9100
E-mail: fcv@currovelho.pa.gov.br

Casa da Linguagem
Avenida Nazaré, nº 31.
Informações: 91 3241-9786



9 PAULO ANDRADE | PINTURAS