navegação

.
"Para mim, a fotografia
é um reconhecimento, numa fração de segundo, do significado do acontecimento, bem como da precisa organização das formas que dão ao acontecimento sua exata expressão"

(Henri Cartier-Bresson)

Miguel Chikaoka (foto: Paula Sampaio)
Miguel Chikaoka (nome)
 

 

Um dado determinante que deve ser levado em consideração é que a maioria dos fotógrafos (...) tem a sua formação marcada pela convivência com o fotógrafo-educador Miguel Chikaoka, idealizador de diversos projetos bem sucedidos, desenvolvidos com a comunidade por mais de dez anos. A FotoAtiva, criada em 1983, é uma oficina em permanente ebulição, que tem como finalidade pesquisar, estimular e difundir a fotografia como prática de linguagem.

(...) Na proposta de aprendizado é incorporado o sentido lúdico, vivenciado a partir de processos artesanais de construção de imagem. "Fazer fotografia é um processo de descoberta permanente. Tanto faz ser um registro do real como uma viagem. Não existe limite."

(...) A fotografia como exercício de vida tem sido uma marca na trajetória de Miguel Chikaoka. Transitando entre o fotojornalismo e uma visão mais subjetiva da realidade, o trabalho (...) apresenta indícios de signos culturais característicos da Amazônia, diluídos na busca de uma concepção de formas e texturas.

( Angela Magalhães e Nadja Peregrino in Visualidade na Amazônia: a questão da fotografia. Revista Extra Camara: Amazônia, Luz e Reflexão. No. 2, março de 1995, Caracas, Venezuela ).

 

cultparp.gif (1554 bytes)
copyright by vasco cavalcante